Grupo de Edição Electrónica

13 janeiro 2006

o Hi5...

Cedo se percebeu que a Internet traria ao Homem um mundo infinito de possibilidades. Assim que a Internet começou a ser disponibilizada muita gente começou a utilizar programas de conversação como o IRC ou o ICQ. Mais tarde o apetite voraz, maioritariamente por parte dos jovens, virou-se para o MSN, agora a nova moda é o hi5. Enquanto o MSN só permite falar com quem nós temos o endereço de e-mail, o hi5 permite conhecer toda a gente da nossa rede mais próxima de amigos, esta é a grande novidade do hi5.

Como funciona??

É o efeito "bola de neve" no seu melhor. Ou acede-se directamente à página do hi5 no www.hi5.com e preenchemos a ficha de inscrição ou, então, um colega que já faça parte do hi5 convida por e-mail a fazeres parte do grupo de amigos dele.
Em qualquer dos casos o processo é simples: acedemos à página principal do hi5 e preenchemos o nosso perfil. Aqui, podemos pôr praticamente todos os dados que quisermos (idade, estado civil, trabalho, música, filmes, livros, tempos livres, máxima de vida, fotografia), com um ok, podemos fazer parte de um sistema onde estão inseridas pessoas de todo o mundo com quem podemos comunicar e de quem podemos passar a ser amigos. A novidade é que apesar de passares a fazer parte do grupo de amigos que o teu amigo tem, podes ver também todos os amigos que os amigos do teu amigo tem e isto por um tempo indeterminado. Assim que nos registamos, passamos a ser um indivíduo autónomo dentro da rede. Ficamos com um grupo de amigos - que devemos convidar - e podemos convidar quem quisermos, basta que essa pessoa aceite o convite.
Os motivos são mais que muitos e obviamente variam de pessoa para pessoa. São muitas as variáveis que se cruzam, que tornam difícil distinguir as motivações de quem adere à rede. No entanto, parece claro que o interesse comum é conhecer pessoas. O hi5 ajuda a reduzir o frenesim pelo qual passamos quando queremos conhecer alguém, aqueles suores frios, aquela insegurança, aquele medo de sermos rejeitados, de levarmos uma tampa, não existe, tudo é muito mais fácil. Podemos ainda conhecer pessoas que partilhem os mesmos interesses e paixões que nós. Quem é que não gosta de receber uma mensagem a elogiar as nossas fotos, os interesses, a personalidade ou a convidar-nos a formar uma amizade? Toda a gente! Quem não fica satisfeito por saber que houve alguém, que há alguém, que acha piada aos nossos livros preferidos, ou à nossa máxima de vida? Esta é de facto a magia que envolve o hi5, valorizarmos os outros e somos valorizados. O hi5 é uma enorme rede que contém o perfil de pessoas de todos os cantos do mundo. Apesar deste facto, para alguns é mais interessante conhecer os do próprio país, como tal criam grupos. Os grupos são criados por utilizadores mais experimentados, que os criam para que se dêem a conhecer pessoas de algum modo próximas. Podemos criar grupos com os amigos do trabalho, música, cidade, país, cor política, interesses culturais, etc. É possível encontrar grupos de amigos do nosso curso, da Universidade, da escola e até mesmo da nossa cidade/concelho. Também é possível encontrar outros grupos com finalidades bem mais sérias ligados à religião, à ciência, às juventudes políticas, militantes de partidos políticos, ou mesmo grupos apoiantes do Mário Soares, do Cavaco Silva e do Manuel Alegre.

2 Comments:

At 12:43 da tarde, Blogger Isália said...

o certo é que ja reecontrei uma amiga minha de infância com a qual nao tinha contacto desde que ela foi para a secundária. gostei muito da reencontrar e foi através do Hi5

 
At 12:10 da tarde, Blogger Mikas said...

o Hi 5 como tudo tem o seu lado positivo e negativo. Também já encontrei amigos de escola que não via há muito tempo, mas de certa forma estamos expostos a qualquer pessoa que aceda à página e isso por vezes pode não ser bom. Estaos sujeitos a ser vistos por amigos, mas também por pessoas de carácter menos bom.

 

Enviar um comentário

<< Home