Grupo de Edição Electrónica

26 novembro 2005

o descontentamento...

Existe um descontentamento generalizado por parte dos alunos desta turma relativamente ao curso. Compreendo que estão no último ano e que as vossas expectativas possam não se ter realizado e entendo que este blogue deve ser um espaço dotado de liberdade de expressão. Por isso são livres de escrever aqui o que entenderem. Gostaria, no entanto, que também levantassem e debatessem aqui questões relacionadas com o conteúdo da disciplina, afinal esse foi o primeiro e principal objectivo da criação deste blogue. Adiante.

Compreendo o vosso descontentamento e posso-vos dizer que o último ano de uma licenciatura é sempre um ano em que se faz um balanço do curso, das disciplinas, das matérias e dos professores e em que se pensa em perspectivas para o futuro. Geralmente só conseguimos imaginar um vazio à frente. No entanto, o que aprenderam será certamente útil. Quer algumas disciplinas, consoante as áreas que cada um vai seguir, quer o facto de terem passado por um curso superior e terem outra cultura e conhecimentos (que por muito insignificantes que vos pareçam, muitas outras pessoas não têm) e para terem um espírito crítico, que me parece que têm.

É claro que no meio de tudo isto há pelo menos 3 perspectivas: a do curso, a vossa e a dos professores e cada uma destas partes faz um esforço para melhorar, imagino que vocês também o façam. Todos devemos também fazer um balanço de nós próprios, do que aproveitamos, do que aprendemos, do nosso empenho, etc. E para cada um de nós há elementos a melhorar. Não podemos partir do princípio que o que está mal é sempre o outro. Tem de ser um esforço conjunto, na minha opinião.

Peço-vos um exercício simples, que não vai alterar o que pensam e/ou sentem mas que talvez vos dê uma ideia do panorama geral. Vão aos sites de 2 ou 3 universidades e consultem os planos curriculares e os programas das disciplinas dos cursos de CC. Existem disciplinas muito interessantes e prometedoras como por exemplo cibercultura, media interactivos, ciberespaço… mas os programas são completamente teóricos! Obviamente considero essa teoria importante, quando acompanhada de uma componente prática muito forte. O mal dos outros não significa o nosso bem, mas talvez ajude a perceber que não estamos no fundo do poço, não está tudo mal aqui e que há muitas pessoas a esforçarem-se para que este curso seja significativo para vocês.