Grupo de Edição Electrónica

29 novembro 2005

Estudo sobre sites da mcdonalds

Na aula passada referi um estudo muito interessante realizado por Elizabeth Würtz. A autora analisa vários sites da mcdonalds em diferentes países tendo como ponto de partida a teoria de Edward Hall sobre High-context culture (culturas em que elementos comunicativos tais como a linguagem corporal e os silêncios são fundamentais para transmitir uma mensagem, sendo necessária uma contextualização para a compreensão do significado) e Low-context culture (culturas em que o texto e o discurso são explícitos, daí não ser necessária uma contextualização rica para a compreensão do significado). O estudo parte da hipótese de que os indivíduos das High-context cultures terão mais tendência a adoptar os efeitos visuais disponibilizados pela Internet para transmitir as suas mensagens de forma mais eficaz do que os indivíduos das Low-context cultures. Visto que a componente visual assume um papel tão importante, os métodos visuais utilizados nos websites variam bastante consoante as formas de comunicação de cada cultura.
Este estudo é muito interessante, especialmente para todos aqueles que estão a construir web sites porque demonstra como é fundamental ter em consideração não só o assunto e a finalidade do site, mas especialmente o público-alvo.
Podem espreitar o site português da mcdonalds e tentar analisá-lo!

2 Comments:

At 10:36 da tarde, Blogger maresia said...

esta questão coloca-se há muitos mais anos do que a web como a conhecemos agora, colocava-se no tempo em que os media tradicionais eram os media de vanguarda, e já na altura que os media ultrapassados eram os media antes dos tradicionais...

acho que ainda vamos muito longe do auge... lembro-me de, em 96, ter feito uma apresentação interna sobre a dinâmica do gesto nos novos media, no fundo, na web, vejo algumas evoluções, claro que vejo, mas ainda há pontos no meu power-point que continuo a ver ser colocados de lado. chegará o dia? viverei tempo suficiente para saber se o que analisei na altura estava certo ou errado? já tives coisas sim e coisas não... mas ainda faltam muitas...

Obrigada pela "abertura"

 
At 1:08 da tarde, Blogger Neusa said...

Sim, obviamente, a questão coloca-se há muitos anos em em diferentes media. Não nos cabe aqui discutir quando nasceu esta questão, nem era esse o objectivo. Apenas referi um estudo que me parece interessante e que penso que suscitará curiosidade nos alunos e os levará a ter uma maior consciência sobre a importância das culturas e dos públicos-alvo quando criamos um produto mediático, nomeadamente um web site. Parece-me que este exemplo é bastante ilustrativo.

 

Enviar um comentário

<< Home