Grupo de Edição Electrónica

09 novembro 2005

Interactividade: A grande promessa do jornalismo online

A Internet tem trazido algumas novidades ao meio jornalístico, o qual tem sofrido algumas metamorfoses para se adaptar a uma sociedade ávida de informação e de imediatismo.

As pessoas apreciam a proximidade entre elas e os meios que lhes facultam essa informação, e para os órgãos de comunicação a interactividade pode ser uma arma favorável.

Elisabete Barbosa identifica dois tipos de estudiosos: aqueles para quem o jornalismo se manterá nos mesmos parâmetros, utilizando apenas um meio diferente; e aqueles para quem o jornalismo vê o seu fim com a massificação da Internet. No entanto, é da opinião que o resultado será um balanço entre as duas hipóteses.

As preocupações a nível da realização do texto são outras, a própria pesquisa acerca do tema da notícia é feita online, e a extensão do texto deve considerar o cansativo que é ler no computador, sendo assim úteis os links para a informação secundária. A noção da diferença entre o online e o impresso o online é crucial para que este último tenha credibilidade e validade. Depois existe ainda a possibilidade da junção desse texto com vídeo e imagem, complementando o conteúdo do texto e dando-lhe essas duas características tão importantes em comunicação: credibilidade e validade.

A preocupação com a interactividade levou à criação de fóruns e outras formas de criar uma maior proximidade entre o leitor das notícias e o seu relator. Poder enviar um e-mail ao jornalista e receber na sua caixa do correio uma “newsletter” com as notícias do momento dão ao leitor uma ideia de conforto e comodidade. E existe ainda a possibilidade de ser o leitor a sugerir ao jornalista possíveis temas de reportagem, possibilitando assim o sentimento de pertença a um meio onde o leitor era antes apenas um sujeito passivo. Depois pode comentar as notícias.

No entanto há que distinguir interactividade e reacção do público. A interactividade implica que exista uma troca de mensagens durante algum tempo. O simples facto de as ferramentas estarem ao dispor de leitor não implica em si que exista interactividade, é preciso que se faça uso das mesmas. Embora este recurso não esteja ainda numa fase muito adiantada da exploração das possibilidades que pode trazer, os jornais online vão tentando cada vez mais cativar o seu público e fidelizá-lo.

Ana Sobral